quarta-feira, 23 de setembro de 2020

 SEM VENDER,  NADA ACONTECE

Como criar um contexto de negócios, que gere mais vendas.

Vender, atingir metas, alimentando o fluxo de caixa e objetivos estratégicos, sempre foi um grande desafio. Sejam profissionais liberais, pequenas, médias e grandes empresas, precisam de vendas.

Muito se fala sobre o tema, existem cursos, livros, metodologias, eventos, treinamentos, quase sempre voltados à linha de frente, os vendedores.

Sem uma visão sistêmica, atribui-se a um departamento de vendas, esta responsabilidade. No entanto, defendo que vendas é responsabilidade de toda a empresa. Só existem duas funções nas empresas: ou você vende, ou apoia quem vende. Sem vender, nada acontece. Você pode ter o melhor produto ou serviço, eficaz, inovador, se não vender, sua atividade ou empresa não é sustentável ao longo do tempo. Ela precisa pagar seus custos e gerar lucros, para investir e remunerar seus donos ou acionistas.

Neste treinamento, farei uma abordagem totalmente sistêmica, com objetivo de orientar toda a atividade ou empresa, para atender necessidades, expectativas de pessoas, em uma cadeia saudável e necessária, para que haja crescimento econômico, e cumprimento da função social da atividade/ empresa.

Quando os resultados não são alcançados, normalmente buscam-se culpados. A exemplo de clubes de futebol ou outros esportes coletivos, trocam-se jogadores, contratam-se os medalhões, na tentativa de melhorar os resultados. E dá-lhe RH fazer testes e mais testes, para contratar os profissionais com perfil ideal. Ou buscam-se indicações. Nem sempre funciona.

Por que um profissional tem ótimo resultado em uma organização, e não repete em outra? Ou ainda pior, promove-se o melhor vendedor para gerente. Perde-se um ótimo vendedor e ganha-se um gerente ruim.

Dentre as possíveis causas dos problemas, destaco: 

a)  Desalinhamento com a estratégia da empresa, se é que ela existe e é do conhecimento de todos;

b)  Falta de treinamento – não aquele que é realizado exporadicamente, mas que seja uma atividade consistente, sempre em 3 dimensões: metodologias/ resultados, processo comercial e desenvolvimento da empatia pessoal. O mundo dinâmico de hoje exige recapacitação permanente;

c)  Desmotivação, por diversas causas. A mais presente é a falta de participação nas ações/ estratégias da área comercial. Problemas de liderança também são causas (trataremos mais a fundo em próximo artigo) Não participação gera um gatilho social de não pertencimento, que é fatal para a motivação e desempenho da equipe comercial. 

d)  Falta ou excesso de controles (CRM), má distribuição da carteira de negócios;

e)  Falta de integração entre as ações de marketing (quando existem) e de vendas.

 Se você quer saber mais, sobre como gerar um contexto de negócios, para aumentar suas vendas, nos consulte, para treinamentos e/ou consultoria. Por que:

SEM VENDER, NADA ACONTECE  

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