SEM VENDER, NADA ACONTECE
Como criar um contexto de negócios, que gere mais vendas.
Vender, atingir metas, alimentando o fluxo de caixa e objetivos
estratégicos, sempre foi um grande desafio. Sejam profissionais liberais,
pequenas, médias e grandes empresas, precisam de vendas.
Muito se fala sobre o tema, existem cursos, livros, metodologias,
eventos, treinamentos, quase sempre voltados à linha de frente, os vendedores.
Sem uma visão sistêmica, atribui-se a um departamento de vendas, esta
responsabilidade. No entanto, defendo que vendas é responsabilidade de toda a
empresa. Só existem duas funções nas empresas: ou você vende, ou apoia quem
vende. Sem vender, nada acontece. Você pode ter o melhor produto ou serviço,
eficaz, inovador, se não vender, sua atividade ou empresa não é sustentável ao
longo do tempo. Ela precisa pagar seus custos e gerar lucros, para investir e
remunerar seus donos ou acionistas.
Neste treinamento, farei uma abordagem totalmente sistêmica, com
objetivo de orientar toda a atividade ou empresa, para atender necessidades,
expectativas de pessoas, em uma cadeia saudável e necessária, para que haja
crescimento econômico, e cumprimento da função social da atividade/ empresa.
Quando os resultados não são alcançados, normalmente buscam-se culpados.
A exemplo de clubes de futebol ou outros esportes coletivos, trocam-se jogadores,
contratam-se os medalhões, na tentativa de melhorar os resultados. E dá-lhe RH
fazer testes e mais testes, para contratar os profissionais com perfil ideal.
Ou buscam-se indicações. Nem sempre funciona.
Por que um profissional tem ótimo resultado em uma organização, e não
repete em outra? Ou ainda pior, promove-se o melhor vendedor para gerente.
Perde-se um ótimo vendedor e ganha-se um gerente ruim.
Dentre as possíveis causas dos problemas, destaco:
a) Desalinhamento com a
estratégia da empresa, se é que ela existe e é do conhecimento de todos;
b) Falta de treinamento –
não aquele que é realizado exporadicamente, mas que seja uma atividade
consistente, sempre em 3 dimensões: metodologias/ resultados, processo
comercial e desenvolvimento da empatia pessoal. O mundo dinâmico de hoje exige
recapacitação permanente;
c) Desmotivação, por diversas
causas. A mais presente é a falta de participação nas ações/ estratégias da área comercial.
Problemas de liderança também são causas (trataremos mais a fundo em próximo
artigo) Não participação gera um gatilho social de não pertencimento, que é
fatal para a motivação e desempenho da equipe comercial.
d) Falta ou excesso de
controles (CRM), má distribuição da carteira de negócios;
e) Falta de integração
entre as ações de marketing (quando existem) e de vendas.
Se você quer saber mais, sobre como gerar um contexto de negócios,
para aumentar suas vendas, nos consulte, para treinamentos e/ou consultoria.
Por que:
SEM VENDER, NADA ACONTECE
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