SEM VENDER, NADA ACONTECE (3)
Como vender
neste contexto de mu-VUCA
O termo VUCA
tem aparecido nas mídias com frequência cada vez maior. Vamos ao seu
significado:
V
(volatility), significa a volatilidade dos mercados, a velocidade com que as
mudanças acontecem. U (uncerteinty), a incerteza provocada pelas constantes
mudanças do ambiente de negócios. C (complexity), a complexidade do ambiente,
devido principalmente às mudanças das tecnologias. E mais, devido
principalmente à mudanças no comportamento das pessoas, que impactarão nos
negócios. A opção de compra de um determinado produto, por exemplo, ao invés de
um outro similar, pode implicar em decisões subjacentes, sobre aspectos
econômicos, sociais e ambientais. Se o consumidor optar por um produto que
utiliza produtos nocivos na sua composição ou cultivo, se utiliza trabalho
escravo infantil ou se é importado de países que não seguem práticas de
sustentabilidade ou éticas. Por último, a letra A (ambiguity), significa que
todas as questões anteriores, não são definitivas, podendo mudar segundo a
direção que o contexto cultural ou econômico do mundo mudam.
Se você acha
que estas questões estão longe da realidade de seu negócio, aí vão alguns
exemplos triviais: compra de alimentos, vestuários, destinos de passeios, opção
de poupança de suas reservas. Outras questões vitais, exigem uma visão mais
sistêmica do empreendedor: a velocidade de resposta nas mídias sociais (uma
denúncia pode abalar seriamente a imagem do seu negócio) ou uma atitude de um
funcionário, seja no atendimento ao cliente, seja como vingança de possível mau
tratamento por parte de seus líderes.
Se você está
sentado na arquibancada da vida, esperando que tudo volte ao normal, tenho uma
notícia para você: aquele normal não voltará mais, o novo ambiente, só não é
definitivo, por que mais mudanças irão ocorrer daqui para frente.
No entanto,
meu objetivo principal aqui, é apontar para questões essenciais, que não mudam
ao sabor dos modismos, tecnologias e outras. É a questão dos RELACIONAMENTOS.
Hábitos saudáveis, aos quais não foram mais dadas a devida atenção. Lembrar do
aniversário do cliente, ou que já está no tempo de trocar o produto por outro
mais novo, avisar que chegou nova coleção. Quanto aos funcionários, dê
oportunidade de eles participarem da gestão, com sugestões, comemore com eles
até as pequenas conquistas e você terá uma equipe comprometida e motivada.
Coisas simples e com custo inexpressivo.
Pratique
periodicamente a “Jornada do Cliente”, para verificar se é fácil e agradável
comprar seus produtos ou serviços. Você poderá terá surpresas.
Cultive estas
atitudes simples, e não seja impactado a todo momento por estas mudanças. VUCA
é uma sigla que vem do exército, que exprime um ambiente de guerra, competição
e medo. Cultive um ambiente de Amor, cooperação e, principalmente de
serenidade. A resultante será a prosperidade nos negócios e abundância de
recursos. Por que, SEM VENDER, NADA ACONTECE.
Bons
negócios
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