quinta-feira, 17 de setembro de 2020

 SEM VENDER, NADA ACONTECE (3)

Como vender neste contexto de mu-VUCA

O termo VUCA tem aparecido nas mídias com frequência cada vez maior. Vamos ao seu significado:

V (volatility), significa a volatilidade dos mercados, a velocidade com que as mudanças acontecem. U (uncerteinty), a incerteza provocada pelas constantes mudanças do ambiente de negócios. C (complexity), a complexidade do ambiente, devido principalmente às mudanças das tecnologias. E mais, devido principalmente à mudanças no comportamento das pessoas, que impactarão nos negócios. A opção de compra de um determinado produto, por exemplo, ao invés de um outro similar, pode implicar em decisões subjacentes, sobre aspectos econômicos, sociais e ambientais. Se o consumidor optar por um produto que utiliza produtos nocivos na sua composição ou cultivo, se utiliza trabalho escravo infantil ou se é importado de países que não seguem práticas de sustentabilidade ou éticas. Por último, a letra A (ambiguity), significa que todas as questões anteriores, não são definitivas, podendo mudar segundo a direção que o contexto cultural ou econômico do mundo mudam.

Se você acha que estas questões estão longe da realidade de seu negócio, aí vão alguns exemplos triviais: compra de alimentos, vestuários, destinos de passeios, opção de poupança de suas reservas. Outras questões vitais, exigem uma visão mais sistêmica do empreendedor: a velocidade de resposta nas mídias sociais (uma denúncia pode abalar seriamente a imagem do seu negócio) ou uma atitude de um funcionário, seja no atendimento ao cliente, seja como vingança de possível mau tratamento por parte de seus líderes.

Se você está sentado na arquibancada da vida, esperando que tudo volte ao normal, tenho uma notícia para você: aquele normal não voltará mais, o novo ambiente, só não é definitivo, por que mais mudanças irão ocorrer daqui para frente.

No entanto, meu objetivo principal aqui, é apontar para questões essenciais, que não mudam ao sabor dos modismos, tecnologias e outras. É a questão dos RELACIONAMENTOS. Hábitos saudáveis, aos quais não foram mais dadas a devida atenção. Lembrar do aniversário do cliente, ou que já está no tempo de trocar o produto por outro mais novo, avisar que chegou nova coleção. Quanto aos funcionários, dê oportunidade de eles participarem da gestão, com sugestões, comemore com eles até as pequenas conquistas e você terá uma equipe comprometida e motivada. Coisas simples e com custo inexpressivo.

Pratique periodicamente a “Jornada do Cliente”, para verificar se é fácil e agradável comprar seus produtos ou serviços. Você poderá terá surpresas.

Cultive estas atitudes simples, e não seja impactado a todo momento por estas mudanças. VUCA é uma sigla que vem do exército, que exprime um ambiente de guerra, competição e medo. Cultive um ambiente de Amor, cooperação e, principalmente de serenidade. A resultante será a prosperidade nos negócios e abundância de recursos. Por que, SEM VENDER, NADA ACONTECE.

Bons negócios

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