segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Inteligência Emocional em Vendas

A utilização de Inteligência em vendas potencializa resultados.  Nossa mente atua com três inteligências, cada uma responsável por uma área específica, mas sempre de forma completamente integrada, formando um conjunto unitriádico.
Inteligência Emocional tem sido tema frequente e obrigatório em vendas. Parece que tudo já foi dito, tudo é muito óbvio.
Mas, como diria o Rei, são tantas emoções !!!!  Quando nos relacionamos com pessoas, um verdadeiro turbilhão de sentires e intuições estão presentes, sem que na maior parte do tempo nos demos conta de toda a sua dimensão. Gostamos ou não gostamos, entramos em empatia ou rejeitamos. Nossos preconceitos e paradigmas influenciam diretamente na qualidade de nossos relacionamentos.
Como conseguir uma verdadeira e profunda conexão com nosso cliente? (ou nossa esposa, filho, amigo, colega de trabalho...). Isto somente é possível na dimensão do Amor. Mas, o que afinal tem a ver Amor com vendas? Amor não é somente com nossas pessoas mais queridas? E o que é o Amor? Segundo Jean-Yves Leloup, o Amor é um estado de atenção. Quando prestamos profunda atenção, nos importamos realmente com a outra pessoa. Queremos sentir como ela está, quais suas necessidades, carências, o que a aflige. Tudo o que um bom vendedor precisa fazer com seu cliente é isto: prestar atenção. Manter uma postura servidora e prestadia.
Como ter uma comunicação focada, real com nosso cliente? Este é um longo caminho, que precisamos trilhar todo o tempo. Conhece-te a ti mesmo é um sábio conselho de Sócrates, já na Grécia antiga. Somente nos conhecendo, iluminando nossos porões do inconsciente, nossas emoções, e o que ao longo de nossa vida foi construindo nossa personalidade.
Comunique-se com seu cliente, de tal forma que você fique gravado na mente dele, como alguém que contribuiu para tornar sua vida melhor, mais fácil.

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